Campismo e caravanismo ilegal em Peniche

No dia 27 de agosto, o Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha realizou uma ação de fiscalização direcionada ao caravanismo e campismo fora dos locais destinados para o efeito, no concelho de Peniche.

No decorrer da ação de fiscalização, os militares elaboraram 31 autos de notícia por contraordenação pela prática de caravanismo e campismo ocasional fora dos locais destinados ao efeito por lei, nomeadamente na orla costeira e em dunas. 
As dunas são consideradas zonas sensíveis, onde se desenvolvem habitats próprios, e constituem uma barreira natural ao avanço das águas do mar. Como tal, a presença humana excessiva nestas áreas, principalmente na época estival, coloca em causa tanto a beleza natural como o habitat único de espécies de fauna e flora que ali habitam.

A Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, irá continuar a sensibilizar os caravanistas e campistas para adotarem um comportamento mais responsável e amigo do ambiente, especialmente nestas áreas protegidas.

Fonte: Guarda Nacional Republicana – Comando Territorial de Leiria

Fotografia: Direitos Reservados.