Simulacro de resgate aquático testou procedimentos do projeto “Praia Segura” em Torres Vedras

Realizado ontem, dia 12 de setembro, simulacro de resgate aquático entre a Praia da Física e a Praia Centro, numa zona não concessionada, em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras.

O principal objetivo desta ação foi testar e pôr em prática os procedimentos de atuação em situação de emergência numa praia.

O simulacro representou um resgate aquático de duas vítimas, tendo o mesmo contado com a participação dos nadadores salvadores locais, do nadador salvador e militar da Autoridade Marítima Nacional afetos à viatura “Praia Segura” e dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

Esta atividade foi realizada no âmbito das ações de prevenção do projeto “Praia Segura”, que consiste no patrulhamento da costa do Concelho de Torres Vedras, em partilhar das praias não concessionadas, durante a época balnear, por um nadador salvador e um elemento da Autoridade Marítima Nacional, numa viatura devidamente equipada. O projeto, desenvolvido desde 2009, conta ainda com um sistema de comunicação de emergência, SOS Talking, instalado em praias não vigiadas e com a vigilância da costa por meio de parapente, uma medida implementada este ano.

Fotografia: Direitos Reservados.