Peniche avança com a 2ª edição do Festival “Gastronomia de Bordo”

Município de Peniche destacou que as três autarquias associadas, congregam “três tradições piscatórias do Centro de Portugal, com três portos de onde se pode zarpar em busca de viagens gastronómicas plenas de sabor, saber e memória”.

Com embarcações de pesca como cenário, a maresia a envolver e o afã caraterístico do ambiente portuário, o festival “Gastronomia de Bordo” foi apresentado no passado dia 27 em Peniche.

Com datas já marcadas, a 2ª edição do Festival Gastronomia de Bordo “aporta” de 18 a 20 de outubro no Mercado Municipal de Peniche, de 8 a 17 novembro em Ílhavo e de 27 de novembro a 1 de dezembro na Murtosa.

Unidos sob o tema “Gastronomia de Bordo”, eis que surge a oportunidade de degustar estes paladares marítimos em cada um dos Municípios envolvidos: Ílhavo, Murtosa e Peniche.

Pretende-se, com este evento que envolve a restauração local, projetar a gastronomia de cada território ligada à confeção de pescado, com destaque para gastronomia tradicionalmente produzida a bordo das embarcações da pesca longínqua, costeira e lagunar. Os produtos piscatórios endógenos servem de base à evocação e recriação do receituário tradicional dos três territórios.

À conferência de imprensa seguiu-se uma visita ao Porto de Pesca de Peniche – Cais da Sardinha, com degustação de gastronomia de bordo.

Estiveram presentes membros dos executivos municipais, o anfitrião Peniche, Ílhavo, Murtosa e o Presidente da Assembleia Municipal de Peniche e, ainda, representantes de instituições do setor das pescas: Lotas e Portos de Pesca do Centro, Docapesca Portos e Lotas S.A, OPCENTRO – Cooperativa de Pesca Geral do Centro, CRL e Sindicato dos Trabalhadores das Pescas do Centro.

O Festival “Gastronomia de Bordo” integra o projeto “Territórios com História – Programação Cultural em Rede” dos Municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa, sendo cofinanciado ao abrigo do CENTRO2020, e conta com edições anuais nos três municípios, abarcando os meses de outubro, novembro e dezembro.

Fotografias: Direitos Reservados.