Proteção Civil Alerta Para Agravamento Do Tempo Nas Próximas 48 Horas

Em comunicado enviado à redação da RTVON, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta a população para o previsível agravamento das condições meteorológicas, nas próximas horas, aconselhando as pessoas a adotarem medidas preventivas, que possam diminuir os efeitos do mau tempo.

Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada e vento forte de noroeste com rajadas até 80 quilómetros hora, são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a zona Oeste.

Devido ao vento forte, a Proteção Civil pede cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos e árvores.

Para minimizar os efeitos da chuva deve ser garantida a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso vermelho, até à madrugada de sexta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir até 14 metros de altura máxima.