Externato de Penafirme hasteou hoje a bandeira “Escola Azul”

O Externato de Penafirme hasteou hoje a bandeira “Escola Azul”, galardão atribuído pelo Ministério do Mar e que distingue as escolas que trabalham os temas relacionados com o mar e promovem o aumento da literacia oceânica nos seus alunos.

“Esta distinção vem mostrar que o projeto e as atividades da escola, subordinadas ao tema “Conhecer para Preservar” são desenvolvidas no sentido dos alunos e da comunidade educativa ampliarem o seu conhecimento sobre o mar e áreas envolventes: dunas, arribas e estuário dos rios”, lê-se numa nota publicada na página do Facebook do Externato de Penafirme.

O Externato de Penafirme foi o primeiro estabelecimento de ensino do concelho de Torres Vedras a receber a bandeira do projeto “Escola Azul”. A bandeira foi entregue na passada sexta-feira, 24 de janeiro, à margem de uma reunião de apresentação do programa que decorreu no Centro de Educação Ambiental.

Chamado “Educar para uma Geração Azul” e resultando de uma parceria entre a fundação e o Oceanário de Lisboa com a Direcção-Geral da Educação, o programa- piloto foi lançado nas escolas de Mafra no início do ano passado.

Em junho de 2019, a então Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, explicou que o programa Escola Azul pretendia chegar, em 2020, a um total de 200 escolas de todo o país para promover a literacia do mar.