Carnaval de Peniche arranca a 21 de fevereiro com desfiles escolar e sénior

Cerca de mil crianças e jovens alunos de diversas instituições de ensino irão desfilar no Jardim Público na manhã do dia 21 enquanto à tarde a sede da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Ferrel será palco do Carnaval Sénior. Já os grandes corsos acontecem dias 23 e 25 de fevereiro com mais de 750 participantes.

Mil crianças e jovens de diversas escolas do ensino básico vão ter a sua vez de desfilar pelas ruas da cidade, no dia 21 de fevereiro, pelas 10h30 da manhã. O Carnaval Escolar irá acontecer no centro da cidade, na Praça Jacob Rodrigues Pereira, esperando muitos espetadores. Ainda neste dia, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Ferrel, acolherá o Carnaval Sénior, pelas 14h30, avança a Câmara Municipal de Peniche em comunicado.

Já dias 23 e 25 de fevereiro, 22 grupos com cerca de 750 participantes serão os protagonistas dos grandes corsos carnavalescos da cidade de Peniche, acrescenta a mesma fonte.

Pelas 15h00 de domingo gordo – nomenclatura designado para o domingo que antecede o dia do carnaval – foliões penichenses e foliões assistentes percorrerão as ruas da cidade no vasto largo da Ribeira Velha.

As celebrações terminam, “como manda a tradição”, com a Manifestação do Enterro do Bacalhau, durante a noite de quarta-feira de cinzas, do dia 26 de fevereiro, pelas 21h30, na Praça Jacob Rodrigues Pereira. Carpideiras chorarão em comunidade, como expressão da profunda pena de tanta animação só ter durado quatro dias.

A câmara apela a que não se deite lixo no chão e que se utilizem os equipamentos adequados.