Torres Vedras implementa novas medidas de prevenção para o novo coronavírus

A Câmara Municipal de Torres Vedras anunciou hoje, 13 de março, novas medidas de prevenção para o novo coronavírus, acompanhando as medidas anunciadas pelo Primeiro Ministro e pela Presidência do Conselho de Ministros ontem, dia 12 de março.

Em comunicado e em conferência de imprensa, o Município e o presidente, Carlos Bernardes, sublinharam que este é um trabalho de prevenção que tem vindo a ser desenvolvido pela Proteção Civil de Torres Vedras e pelo Delegado de Saúde da ACES Oeste Sul.

Dentro das novas medidas de prevenção anunciadas estão: 

 – A suspensão do sistema de bicicletas públicas “Agostinhas”, a partir desta sexta-feira, 13 de março.

– O encerramento de estabelecimentos como, salas de cinema, ginásios, piscinas, restauração e bebida com espaço de dança, a partir das 21h00 desta sexta-feira.

– Suspensão de todas as missas e outras atividades de culto e restrição da permanência de um máximo de 10 pessoas em velórios e funerais.

– A determinação da redução, a partir das 21h00 de 13 de março, a um terço da lotação dos seguintes estabelecimentos comerciais, como cafés, cafetarias, cervejarias, casas de chá, restaurantes, snack-bares, bares, geladarias, pastelarias, confeitarias. 

–  Encerramento de todos os parques infantis, a partir das 21h00 de 13 de março.

 –  Recomendação da redução da lotação em cada veículo de transporte coletivo de passageiros em 50%.

 – Recomendação de utilização de transporte individual, privilegiando uma distância de segurança entre os passageiros.

  – Recomendação da não frequência de praias para fins de lazer, recreio ou prática desportiva.

 –  Determinação do alargamento do horário do Mercado Municipal de Torres Vedras até às 19h00 todos os dias e da sua abertura à segunda-feira.

 –  Constituição de uma linha telefónica de apoio social, a partir da próxima segunda-feira, para cidadãos especialmente vulneráveis (situações de isolamento, doença mental, carência).

 “O Plano de Contingência Interno do Município de Torres Vedras foi aprovado a 5 de março, seguindo-se a ativação do Plano de Contingência de Âmbito Municipal na passada segunda-feira. Foram tomadas medidas com vista à redução dos riscos de exposição e contágio, que entraram em vigor à meia-noite de 12 de março, vigorando até ao dia 14 de abril”, conclui o comunicado, que complementa a informação avançada hoje em conferência de imprensa pelo presidente Carlos Bernardes.

“Próximas três semanas serão absolutamente críticas para nós em território nacional e em cada território local conseguirmos parar esta epidemia”

Além de Carlos Bernardes, esteve também, o Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul. Nuno Rodrigues afirmou que vivemos uma “situação complexa. Uma situação que vai evoluir rapidamente. Hoje teremos alguns casos que estarão a ser divulgados a nível nacional. Para a semana teremos certamente muitos mais. E, portanto, este conjunto de medidas de mitigação já, que foram aprovados ontem em conselho de ministros e que nós, localmente, decidimos alargar significam isso mesmo, que neste momento, as próximas três semanas serão absolutamente críticas para nós em território nacional e em cada território local conseguirmos parar esta epidemia”.