Torres Vedras passa a ter mais uma praia com Bandeira Azul este ano

Este ano, há 360 praias que vão poder hastear a Bandeira Azul, 322 das quais são praias costeiras e 38 fluviais. Entre as novidades para este ano está a entrada da Foz do Sizandro, em Torres Vedras, com o Concelho a elevar a fasquia para 12 praias com Bandeira Azul.

As distinções deste ano, foram hoje apresentadas em conferência de imprensa no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, pela coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, que pede responsabilidade aos veraneantes no regresso ao mar.

No Concelho de Torres Vedras 11 praias vão poder içar novamente a bandeira azul na época balnear 2020 nomeadamente a Praia Azul, Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul e a Foz do Sizandro, que passa a fazer parte desta lista (que sobe para 12) e a poder hastear a bandeira.

O Algarve continua a ser a região do país com o maior número de bandeiras azuis, com 87 praias, seguida de perto pela região Norte (76 praias, ou seja, mais uma do que em 2019). Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 57 praias (mais três praias). Destaque ainda para a região Centro que regista “um crescimento de forma sustentada”, com 46 praias (mais duas).

Recorde-se que a época balnear deste ano, em Torres Vedras, irá decorrer entre 27 de junho e 30 de agosto. 

Já a vigilância da costa do concelho de Torres Vedras irá decorrer entre 20 de junho e 20 de setembro, período em que irá circular a viatura do projeto “Praia Segura”. A vigilância será, ainda, reforçada através de moto 4 e de pilotos de parapente. As praias de Santa Helena, do Guincho e Formosa irão contar com rececionistas de praia para receber os banhistas e gerir a capacidade de carga das praias.

Saúde, segurança e sustentabilidade irão caracterizar a época balnear na costa do concelho de Torres Vedras, que conta com 20 quilómetros de extensão e se prepara para dar início à época balnear em contexto de pandemia causada pela COVID-19.