Assinados protocolos de colaboração para a realização de testes de Covid-19 dos profissionais da pesca

Os documentos que sustentam a colaboração agora oficializada foram subscritos pelos titulares do Politécnico de Leiria, Municípios de Peniche e da Nazaré, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo IP, Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Docapesca, Portos e Lotas, Opcentro, CAPA e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche, homologaram os protocolos, informou a autarquia de Peniche em comunicado.

Segundo a mesma fonte, “tendo como pano de fundo um roll-up que referia que “estamos todos no mesmo barco”, o ato de assinatura decorreu no Edifício CETEMARES do Politécnico de Leiria, em Peniche, local onde está instalado o laboratório certificado para o tratamento das amostras / testes à Covid-19, recolhidas no quartel dos B. V. Peniche”.

Os pescadores abrangidos exercem a sua atividade nos portos de pesca de Peniche e da Nazaré, em embarcações associadas da OPCENTRO – Cooperativa da Pesca Geral do Centro, C.R.L, e da CAPA – Cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal, ambas sediadas no porto de Peniche.

“Durante a cerimónia, o Diretor-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos – DGRNSM – procedeu à entrega de equipamentos de proteção individual às duas entidades cooperativas. Posteriormente, já nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Peniche e ainda no âmbito desta assinatura, houve lugar a uma ação formativa da Marinha Portuguesa aos operacionais da pesca, acompanhada pela distribuição de folheto com informação relativa a cuidados, sintomas e recomendações, sempre sob a temática da Covid-19“, conclui o comunicado.