Torres Vedras: Ações de fogo controlado junto à Serra do Socorro, Arneiros e Furadouro

A Câmara Municipal de Torres Vedras, com a colaboração do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, vai realizar ações de fogo controlado, nos dias 21 e 22 de maio, junto à Serra do Socorro e às localidades de Arneiros e Furadouro, informou a autarquia em comunicado.

Segundo a mesma fonte, estas ações “visam a queima de matos, com grande carga de combustível, e têm como objetivos reduzir o risco de incêndio junto a aglomerados populacionais e proteger os povoamentos florestais”.

O fogo controlado, enquanto ferramenta na gestão silvícola do território, “promove a compartimentação dos espaços florestais, através da criação de descontinuidade do coberto vegetal, em faixas ou mosaicos estrategicamente localizados, reduzindo desta forma a quantidade de combustível acumulado”, explica o comunicado.

A mesma fonte acrescenta que o uso do fogo controlado, “para além de minimizar o risco de incêndio, serve as necessidades de diversos utilizadores do território, através da promoção da renovação de pastagens. Estas operações são também extremamente relevantes para fomentar o aumento da biodiversidade e para as espécies cinegéticas”.