Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães com casos de transmissões “ligadas ao Hospital de Torres Vedras e outras”

O número de casos confirmados de Covid-19 na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães passou de 3 para 15 no espaço de uma semana, sendo já a freguesia com mais infetados no Concelho de Torres Vedras.

Questionada pela RTVON sobre se existe um surto nesta freguesia, fonte oficial do Município explica que “há várias cadeias de transmissão diferentes que contribuem para o aumento nas diversas freguesias”.

“No caso de Santa Maria, São Pedro e Matacães temos transmissões ligadas ao Hospital de Torres Vedras e outras”, sublinha a mesma fonte.

O concelho de Torres Vedras apresenta 38 casos ativos de doença COVID-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde, sendo que deste total, 15 registam-se na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães. Os casos de Covid-19 nesta freguesia passaram de 3 (dia 22 de junho) para 15 (dia 29 de junho) no espaço de uma semana.

Na semana passada, o Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras falou com a RTVON sobre a atual situação pandémica no Concelho, sublinhando que “há um foco em São Pedro da Cadeira, foi localizado e as 7 pessoas estão confinadas”. A esta altura São Pedro da Cadeira já conta com 9 infetados.

Segundo a última situação epidemiológica do Concelho divulgada ontem, dia 29 de junho, pelo Município, a distribuição dos 38 casos ativos pelas freguesias do Concelho faz-se da seguinte forma:

– Santa Maria, São Pedro e Matacães: 15
– São Pedro da Cadeira: 9
– Silveira: 5
– União das Freguesias de Dois Portos e Runa: 3
– União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo: 2
– Freiria: 1
– Ponte do Rol: 1
– União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira: 1
– União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça: 1

O Concelho apresenta, assim, quatro novos casos confirmados e mais um recuperado.

Existem nove casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 111 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde, sublinha o comunicado.

No total, foram contabilizados 104 casos confirmados, dos quais 64 recuperados. Desde que a pandemia chegou ao Concelho, há dois óbitos a lamentar.