Inauguração das instalações da SMART FARM COLAB

As instalações da Associação SMART FARM COLAB, foram inauguradas, dia 29 de julho, numa cerimónia que contou com as presenças da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, informou a Câmara Municipal de Torres Vedras em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a funcionar num espaço do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), em Dois Portos, esta associação “terá contratado até setembro oito colaboradores, pretendendo-se que no próximo ano esse número ascenda a 17”.

A Associação SMART FARM COLAB é um laboratório colaborativo constituído por um consórcio de empresas privadas, instituições de investigação e universidades, “visando a investigação aplicada na agricultura e abordando desafios atuais relacionados com esta área económica, incluindo as alterações climáticas, a inteligência artificial e a economia circular”, explica o comunicado.

“Pretende ser um centro gerador de soluções digitais inovadoras para a agricultura e uma referência nacional e internacional para a digitalização neste setor”, conclui a mesma fonte.